quarta-feira, 8 de maio de 2013

Energia do Petróleo


 O petróleo é composto por hidrocarbonetos, além do enxofre, oxigênio e nitrogênio. Substância oleosa e inflamável, é a principal fonte de energia mundial. Na antiguidade, seu uso era atribuído à medicina com propriedades cicatrizantes antissépticas e laxantes. Na Bíblia, é identificado com o uso para calafetar a Arca de Noé. Os povos antigos da Mesopotâmia e Pérsia utilizavam-no para pavimentar estradas, aquecer e iluminar casas. Atualmente, é retirado do petróleo diversos produtos químicos (veja informações sobreenergia química) e farmacêuticos. Sua extração teve início em 1859, na Pensilvânia (EUA). No Brasil, o primeiro poço aberto foi em Lobato-BA, em 1939.
 É, ainda, o resultado da transformação da matéria orgânica acumulada no fundo dos oceanos e mares por milhões de anos sobre pressão de sedimentos. Os produtos dessa degradação, hidrocarbonetos e compostos voláteis, misturados a sedimentos e resíduos orgânicos, ficam na rocha-mãe; dessa forma, o petróleo é expulso para rochas e areias porosas e permeáveis como os arenitos e calcários.
 É encontrado na natureza  impregnado em rochas sedimentares. Como elas são permeáveis, o óleo se desloca para o interior da crosta terrestre; porém, se for detido por rochas impermeáveis são formadas as jazidas. As  mais conhecidas estão localizadas no Oriente Médio, Estados Unidos, América Central e partes da América do Sul.
 A forma de extração varia de acordo com a quantidade de gás encontrado no local. O petróleo sai de forma bruta da jazida e, dessa forma, é necessário que ele seja fracionado em vários componentes. Esse processo é denominado refino ou destilação fracionada. Nos diferentes pontos de ebulição das substâncias que estão no óleo, ocorre a separação, que serão convertidas em outros produtos. Dentre as frações obtidas, se destacam o gás, a gasolina, o querosene e as ceras.

Principais produtos provenientes da refinação do petróleo:
→Gás;
→Gasolina;
→Nafta;
→GLP;
→Óleo diesel;
→Óleos lubrificantes;
→Óleos combustíveis;
→Matérias-primas para asfaltos e parafinas.

Alguns deles muito utilizados como combustível de meios de transporte. 

Vantagens e desvantagens do petróleo:


Vantagens: Não necessita de muita mão de obra, matéria-prima de mais de 300 produtos, facilidade de armazenamento e transporte.

Desvantagens: Produz poluição atmosférica (que causa a chuva ácida), exaustão das jazidas, fonte esgotável de energia e degradação do meio ambiente.

Petrobras

Em 1938, foi feita a nacionalização das riquezas de nosso subsolo pelo governo. Já em 1953 ,foi criada a Petrobras - Petróleo Brasileiro S/A, que trata da pesquisa, refino e transporte do petróleo e derivados, além de importação e exportação de petróleo bruto e seus derivados. Durante a década de 80, a Petrobras passou a ter recordes mundiais de exploração submarina de petróleo.

OPEP – Organização dos países exportadores de petróleo

Fundada em 1961 e integrada por 11 países, é uma organização internacional responsável pelo fornecimento de uma parte importante do petróleo que é consumido mundialmente. Sua sede é em Viena e seus membros são: Argélia, Venezuela, Indonésia, Irã, Iraque, Qatar, Kuwait, Líbia, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Nigéria. A OPEP realiza o papel de exercer pressão em relação a assuntos como o valor e a circulação do petróleo bruto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário